quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEGUSTANDO UMA BUSTELINHA

A Copa praticamente já terminou, acaba domingo, 11, com uma final de principiantes entre Holanda e Espanha. Graças a Deus, falta muito até que essas duas possam ameaçar o penta da nossa invicta seleção, o que é a glória. Mas, daqui a quatro anos, a gente que se cuide com as que já são tetra... Mas enfim, não é exatamente sobre isso que quero falar. O que venho abordar aqui é o gastronômico comportamento de Joachim Law, o comedor de bustela.
Para quem não sabe, Law é o técnico da Alemanha, e foi flagrado a limpar o salão durante o jogo contra a Inglaterra, bem no início da Copa. Mas, meus caros, fizeram tanto bafafá sobre esse episódio, que até hoje eu me pergunto: "Ó hipócritas, quem nunca fez uma bolinha de meleca?"
Toda criança já degustou uma bustela. Repare que o ato de limpar as narinas pode ser divido em muitos estágios, os quais vou exemplificar aqui (com palavras, óbvio).
Primeiro, você saca o indicador e, com a perícia de mestre, o conduz até um dos orifícios do nariz. Claro, não dá pra inspecionar os dois ao mesmo tempo. Quer dizer, dar até dá, mas se torna um tanto desconfortável.
Com o indicador em seu devido lugar, faz-se então a ronda. Alguns rodam, outros cutucam, outros engancham com a unha... Até que todo o catarro endurecido seja arrancado com o dedo e trazido para fora.
Aí então você olha. Vê aquela meada de fluidos nasais e pensa: "Está um caos". Então, como um dedicado filósofo, você decide ordenar a bagunça.
Surge então o seu dedão. Com perícia, quase como se enroscasse um delicado parafuso, você junta o indicador e o dedão e rola a bustelinha até fazer uma pequena bola. Alguns param por aqui e deixam-na escapar pelos dedos, esfregando-a na primeira superfície que encontrar, seja o sofá, a parede ou a cadeira.
Mas outros vão além. E estes, como é o caso notório do refinadíssimo técnico da Alemanha, decidem que o destino da melequinha... Deve ser a boca. Por isso vou batizar este último estágio da limpeza nasal de "manobra joach". Com cautela, você esconde a bolinha no dedo e olha para os dois lados, para ver se não há ninguém por perto. Se vem alguém se aproximando, tudo torna-se mais perigoso e aventureiro. Então, com toda a descarga de adrenalina despejada em seu sangue devido à proximidade de alguém, com rapidez você agarra de novo a bustelinha, vai guiando-a para cima e pumba! Acerta direto na boca. Mastiga, mastiga, engole... Bom, muito bom!
É, meus caros. Pelo menos este mísero legado da infância ainda nos é permitido, mesmo depois de velhos... Salve, salve Law! Depois diz pra gente que gosto tinha a sua!

Um verdadeiro gourmand, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário