domingo, 31 de outubro de 2010

80's

O muro de Berlim caiu em 6 de setembro de 89. Ainda em 80, surgiram os CDs, a popularização dos compuradores, videocassetes e walkmans, a descoberta da AIDS, a morte de Tancredo Neves (em 85), deu-se a consagração do neoliberalismo - víbora de dois gumes -, aquele célebre atentado ao falecido papa João Paulo II, e praticamente as melhores bandas que ainda hoje ouvimos surgiram nessa década. Dire Straits, A-ha, Supertramp... Inaugurou-se a MTV, a música eletrônica se firmou, criaram o HIP HOP. O Heavy Metal surge como o poderoso do rock, o rádio e a TV massificam a cultura.
Às vezes tenho tanta saudade dessa época, e não entendo o por quê. Eu nem estava viva. Eu nem era ainda um projeto. E não sei porque toda essa nostalgia desmedida. Foi um período difícil para o Brasil, por que sentir falta? Não sei. Também não entendo. Mas a verdade é que os anos 80 têm para mim um cheiro de juventude, de cultura, liberdade, hormônios, beleza, desmedidos. Eu queria ter vivido aquela juventude, aquela adolescência. Mas não sei se então eu seria eu mesma. Sei lá. Será que estaria me drogando em algum beco obscura de NY? Deus me livrasse! Ou será que eu seria um protótipo de mauricinho(a)? Ai. Ah... Quem vai saber? A verdade é que os anos oitenta permanecerão ali, lá, já longe, cada vez mais longe, estagnando-se no tempo. Foi o divisor de águas... Estávamos no ápice, quem sabe, e então veio a ruína.
Gosto dos anos 80. Tenho sérias saudades.

Um comentário:

  1. Oi, Bárbara. Escrevi o texto e gostaria que você desse uma olhada. Como posso enviar pra vc? Por e-mail? qual? meu e-mail é bservulo@hotmail.com

    Assim que receber resposta sua te envio. bjs

    ResponderExcluir